Primeiras impressões de Dublin!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Bárbara Damasceno foi pra Dublin terça-feira passada (17) e já nos contou o que achou da cidade neste primeiro momento. Confira!


"Vou iniciar com uma frase que diz tudo: Uma das coisas mais "esquisitas" aqui é que os interruptores de todos os ambientes são do lado de fora. É, eu parecia uma barata tonta procurando os queridos!
O vôo foi ótimo! Depois da minha choradeira (estamos em seis brasileiros, e só eu fiquei com cara do Rudolf*). Quase (vejam bem, QUASE) esqueci meu medo. O vôo da TAM foi bem típico, com exceção de um pouso TUDO DE BOM em que eu estava apavorada, e quando eu vi o avião estava diminuindo a velocidade. Juro, NINGUÉM sentiu quando as rodas bateram no chão. O piloto foi INCRÍVEL.
Depois, claro que nos perdemos em Guarulhos. Sério, foi algo! Guarulhos é ENORME, e estávamos em seis brasileiros. Até acharmos o balcão da KLM (que, diga-se de passagem, ESTÁ ESCONDIDO), ficamos enfrentando uma fila quilométrica para fazermos check-in. Depois de quase vinte ou trinta minutos na fila, descobrimos que tinha uma fila especial para quem só tinha bagagem de mão.
Então... Os brasileiros "vejam-como-somos-experientes" foram para a fila em que tinha somente UMA pessoa.


Embarcamos em um vôo simplesmente fantástico! E aqui vou falar como hoteleira: O atendimento da KLM é IMPECÁVEL. Quando entramos no avião e a comissária nos recebeu com "Welcome aboard" eu pensei... "já era português!!" Tínhamos incluído jantar e café da manhã. E... tcharãm! Tínhamos também snacks (comidinhas) quase de uma em uma hora, e bebidas a todo o momento que quiséssemos.
Juro que era a classe econômica!!


O vôo fechou em 11 horas, e todo o atendimento era em inglês. A janta tinha massa ou frango (com salada + sobremesa-uma linda torta de limão). O café da manhã era omelete, que eu comi quase forçada.
Bom, chegamos em Amsterdam e - mesmo sem necessidade - trocamos a caminhada até o portão de embarque pelas esteiras. Achei um máximo! Hahaha! Nós indo de esteiras (suuuuper chiques, os queridos..) até o nosso portão de embarque foi algo! Dali pegamos um vôo da Aerlingus (uma companhia aérea da Irlanda, que o avião é espantosamente verde) e seguimos para a Ilha Esmeralda.


Na imigração foi tudo calmo. Eu fui a primeira (seeempre indo pra roça). Quando cheguei, a policial nem me cumprimentou. Dei meu passaporte e falei para ela que tinha vários documentos, e perguntei o que ela precisava. Daí ela respondeu: porque você tem vários documentos?
Putz! Me ralei, eu pensei.
Tomei um sustinho básico, mas expliquei que era uma carta de escola e tal, daí ela deu um sorrisinho e disse algo como nosso "Ah, sim". E deu tudo certo. Ela fez meu cadastro, tirou uma foto e me deixou passar.
Depois de sermos os seis aprovados e reunidos, fomos atrás das bagagens e a ida até nossa casa foi super tranquila. Exceto pela descoberta de que aqui TODOS os motoristas são loucos.
É sério, acreditem! Além de ser tudo ao contrário (no asfalto tem escrito no chão para os pedestres: look right, ou look left - olhe para a direita ou para a esquerda) para avisar aos queridos estrangeiros que não devem atravessar.


Eu aconselharia a olhar para os dois lados, porque aqui os carros estacionam EM CIMA DA CALÇADA, e para estacionar não existe contra-mão. Resumindo: se você estiver andando bem belo pela esquerda e achar uma vaga do lado direito, você simplesmente estaciona nela.
Bonito, né? Beijando o outro carro e tal.
É louco! E têm carros vindo de todos os lados, e as sinaleiras demoram quase cinco minutos para autorizarem a passagem das pessoas. TODAS as sinaleiras fazem barulho quando está liberado para atravessar, e tem MIL lixeiras com todo tipo de lixo. Eles são MUITO preocupados com essas coisas.
O inglês não é um monstro... é difícil, mas nada que não dê para conversarmos! O "T" deles no final das frases é muito legal, é quase um "S".
Suuuuuuper parecido com que a gente aprende, né??
A casa de família em que estamos também é bem boa. Tem meio que uma "ala" só para estudantes, então moramos com um italiano (o apelido dele é "Calo" e o nome eu não me lembro porque é difícil), uma espanhola que está indo embora, um coreano (com um nome que nem o apelido eu lembro de tão difícil) e um irlandês que está em Dublin para estudar.


A família é ótima, e a dona da casa está inclusive nos ajudando com TUDO! Ligando para apartamentos para alugar (ela disse que vai ajudar, porque as pessoas tendem a "cobrar" menos quando um irlandês negocia - e comparando preços que ela deu, com os que nós temos, realmente é verdade!), e ela também sabe bem onde são os lugares bons e tal... Amanhã já vamos ter isso alugado!
Ela nos explicou TANTAS coisas, que, sério, vale a pena cada centavo a mais que pagamos para estarmos aqui. Sei que demos a maior sorte porque casa de família é meio que um "sorteio", mas sempre que der para escolher casa de família... não tem preço!
Aqui TEM SOOOOOOL! E, acreditem, hoje fez oito graus e eu NEM SENTI. Oito graus em Porto Alegre eu estaria toda agasalhada e cheia de frio, aqui não se sente.
E é BEM esquisito, porque o vento é TÃO gelado! Não dá pra viver sem manteiga de cacau, ou batom... nem sem creme para o rosto. Venta horrores aqui, e o que não vimos em dois dias, as pessoas só confirmam isso.
Felizmente, os brasileiros que vieram junto tem todos o mesmo foco: falar inglês.
Então, não estamos tendo problemas com português por aqui. Já conhecemos também uma menina do Chile, que mora aqui há cinco meses e, mesmo que ela fale espanhol, passamos o dia todo com ela conversando só em inglês.


Gente, aqui têm uns carrinhos tipo uns "tratores" que tem algo tipo uns "espanadores" (UAAU...defini SUPER bem, né?) na frente, e eles vão limpando as ruas de Dublin. Não existem garis, é tudo feito com esses carrinhos. Fazem um barulhão, mas limpam tudo. E, claro, como todos sabem, as pessoas na Irlanda tomam porres HOMÉRICOS. Como aqui os PUB's fecham em torno da 01, 02 horas, eles colocam TODO mundo para fora do PUB. Não tem essa de só fechar quando não tiver cliente, eles simplesmente fecham e não tem "ai".
Ontem eram 21h e AINDA TINHA SOL. Claro que choveu, né. Mas depois o querido sol percebeu que havia brasileiros na cidade e resolveu voltar. Hoje também teve sol, e TAMBÉM CHOVEU (tomei meu primeiro banho de chuva na Irlanda, porque não adianta comprar guarda-chuva porque aqui tem muito vento). Chove dez minutos e para, o que dá mais rava porque só serve para te molhar. hehehehe
Têm muitos pássaros enormes (arrisco dizer que são gaivotas, mas a burrinha aqui não tem certeza), e ontem vimos um descansando em cima de um carro (que, claro, estava devidamente estacionado na calçada).



Dublin é ótima para andar, porque tudo é muito fácil. Tem um monumento GIGANTESCO chamado "Spire", que é só uma torre de metal que vai diminuindo de tamanho (parece que vai cair em cima de tudo, para a ilusão de ótica). Esse monumento é tão gigante, que é um ponte de referência para os perdidos (acreditem, aprendi isso ontem...) e também um ponto de encontro, então está SEMPRE lotado de gente em torno desse monumento.
Aqui andamos na rua e ouvimos tudo quanto é tipo de idioma. Fomos na escola hoje e conhecemos a menina do Chile, e depois fomos comer pizza e tinha um cara do Paquistão super simpático que também ficou conversando conosco. É aquilo, conversar e manter sempre um pézinho atrás, porque não conhecemos ninguém, né!?
Mas apesar dos apesares, Dublin é uma cidade super tranquila. Os horários das lojas são bem esquisitos, por exemplo: segunda, terça e quarta elas fecham em torno das cinco. Quinta fecha as seis, e sexta elas mal abrem. Final de semana, então, pelo que vimos quase nada abre.
Cinema, teatro, exposições e tudo relacionado a cultura é MUITO barato. Aqui não pagamos para entrar na maioria dos pubs, então é bem tranquilo. Uma pint (copo -500ml) de Guinness é cinco euros. E o Temple Bar é, sem comentários a mais, o mais mais mais mais mais legal bar que eu já entrei. Ele tem aquecedor até na rua, acredita?


Quase ia esquecendo: Aqui água é de graça, e a luz nas casas vem a cada dois meses. Mais ou menos 40 euros a cada dois meses de luz.
Uma curiosidade: as flores dos parques estão sempre lindas e maravilhosas, daí eu perguntei como. Eles simplesmente arrancam as feias, e colocas novas flores já crescidas e sem furo nas pétalas. Em maioria são parques fechados (imaginem a redenção fechada...) e cada um tem o seu jardineiro. Esse jardineiro é responsável por trocar as flores! Sério, chega a ser engraçado isso...
Os irlandeses confiam TANTO nos outros, que tem uma espécie de trem chamado LUAS (que divide o trânsito com os carros - o que só reforça quando eu disse que o trânsito aqui é um verdadeiro caos), em que as pessoas pagam o ticket na estação (as pessoas mesmo que fazem isso em uma máquina, não tem ninguém ali pra monitorar) e entram no LUAS quando ele passa. NÃO TEM NINGUÉM QUE MONITORE a entrada. Ou seja, dá pra entrar em ticket. Poréééém, se as pessoas derem o azar de pegar um LUAS que tenha um guarda, já era. Aí eles cobram 45 euros de multa. Assim como se um ciclista for pego passando o sinal vermelho também ganha multa (eu vi ontem, e antes eu achei que era lorota.. pois não é)."

0 comentários: