A Irlanda além de Dublin.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Gabriel e Renata (22 e 21 anos, respectivamente) são um casal e foram fazer um intercâmbio juntos. Primeiro decidiram que queriam aprender inglês, e depois optaram por Galway, que é uma cidade no interior da Irlanda. Segundo Renata, eles escolheram Galway por ser uma cidade pequena e por ter poucos brasileiros, assim podem praticar mais o inglês aprendido na escola (Galway Cultural Institute).
Confira os depoimentos deles e veja que a Irlanda é muito mais que Dublin.


• Como e quando surgiu a ideia de realizar um intercâmbio juntos?

Gabriel: Sempre tive vontade de acabar meus estudos e sair um pouco de casa, o intercâmbio é a melhor maneira para conhecer lugares e sair do conforto de casa, como a Renata pensava o mesmo decidimos ir juntos.
Renata: Há varios anos já tinha pensado em fazer um intercâmbio. Começamos a pesquisar opções juntos e decidimos vir para a Irlanda.


• Como se deu a decisão pelo destino do intercâmbio? Em algum momento um teria ir para um outro destino, e o outro não?
Gabriel: A vontade era de ir para um país de língua inglesa, Estados Unidos estava descartado por opiniões pessoais, assim como a Inglaterra. Dentre os outros países a Irlanda é bem "amigável" com relação à visto  de estudante, permitindo inclusive trabalhar legalmente. Outro fator foi o do país estar na Europa, então podemos viajar para outros países de maneira bem simples.
Renata: Primeiro escolhemos a língua que queríamos aprender, então pesquisamos sobre lugares com a língua inglesa e escolhemos Galway por ser uma cidade menor e não ter tantos brasileiros como em outros locais.


• Qual foi a primeira impressão do casal ao chegar no país?
Gabriel: O tempo era sempre cinza, chuva e vento. Mas conforme os dias foram se passando tudo foi melhorando, e é impressionante como a gente consegue se acostumar com o clima. Nesta última semana tivemos temperaturas de 20 graus e sol, todo mundo estava na praia tomando banho de sol e de mar, foi muito bom.
Renata: A primeira impressão é de que a cultura é bastante diferente. Em geral todos são bem educados e tentam ajudar quando percebem que somos estranjeiros.


• Como foi a fase de adaptação juntos à nova realidade?
Gabriel: O começo foi um pouco complicado, alugamos um apartamento e não sabíamos utilizar nada, fogão, máquina de lavar, aquecedor do chuveiro... Pois tudo era bem diferente, a cidade ser pequena facilitou bastante, então nos localizamos bem rápido. Com relação ao povo irlandês, todos são hospitaleiros e sempre ajudam (mesmo que tu fale um inglês errado).
Renata: Os primeiros dias são um pouco assustadores, pois de um modo geral tudo é bem diferente do que estamos acostumados e os irlandeses têm um sotaque bem diferente, então parecia que nunca iríamos entender o que eles falam. Mas com o passar dos dias tudo vai ficando mais tranquilo. O irmportante é organizar a nova rotina, pois assim é mais fácil de se adaptar.

• Vocês procuram falar inglês entre si? 
Gabriel: Dentro de casa as vezes é complicado, pois muitas vezes estamos cansados e precisamos falar coisas importantes ou rapidamente, mas sempre tentamos falar mais inglês, com o passar dos dias estamos falando mais.
Renata: Nós tentamos falar inglês a maior parte do tempo, mas na prática é um pouco complicado, pois as vezes não sabemos uma palavra, daí já falamos português e o restante da frase acaba sendo em português também.

• Quais os programas vocês fazem juntos?
Gabriel: Nós gostamos muito de caminhar pela cidade, além de ela ser absurdamente linda, sempre há algo de novo para conhecer, andar de skate e roller pelo calçadão é definitivamente o meu programa preferido, mas há também diversos cafés e pubs maravilhosos pela cidade.
Renata: No início caminhávamos bastante para conhecer bem a cidade. Agora costumamos passear nos parques e na beira da praia, ir em algum pub e participar das atividades que a escola oferece.

• Depois de alguns meses na Irlanda, como vocês sentem a evolução no aprendizado do inglês?
Gabriel: Com certeza melhorou muito, mesmo estando apenas dois meses aqui já notei grande diferença. Quando aprendemos inglês no Brasil nossos colegas são brasileiros, tu sai da aula e não fala com ninguém, aqui teus colegas são todos estrangeiros, os funcionários da escola, os atendentes do supermercado, etc. Então tu convive muito mais com a língua e consegue praticar diariamente.
Renata: A cada dia sinto que o inglês está melhorando, em pouco menos de dois meses já avançamos um nível na escola. A comunicação dentro da escola é tranquila, mas na rua é ainda mais difícil manter um diálogo com pessoas locais, pois elas falam rápido e tem um sotaque forte.

• Houve alguma situação engraçada que vocês passaram juntos? 
Gabriel: Quando alugamos o apartamento a imobiliária ligou para várias pessoas (eletrecistar, cara da água, cara da cortina, carpinteiro..) então durante uma semana (a segunda semana na Irlanda) vários irlandeses ligavam pro meu celular querendo combinar horário para vir no apartamento arrumar ou mandar algumas coisas, eu não entendia nada, mas sempre combinava tudo para às 16h de "amanhã", então durante uma semana todo dia vinha alguém aqui e mexiam nas coisas e a gente nem sabia quem era... Mas eram sempre pessoas muito simpáticas e curiosas sobre o Brasil, o que foi bem interessante.


• Qual tem sido o maior aprendizado para o casal?
Gabriel: A diferença de cultura, tudo é muito diferente, tanto os irlandeses quando os colegas de aula, cada um tem uma maneira de ver as coisas, muito diferente. É uma experiência sem igual.
Renata: O maior aprendizado é em relação a conhecer diferente culturas e se adaptar a um novo estilo de vida em um lugar completamente diferente.

• Qual seria o recado para os casais que pretendem fazer intercâmbio juntos?
Gabriel: Que criem coragem e que façam o intercâmbio. É uma experiência na vida e quando surge a oportunidade tem que ir atrás, pois nem sempre teremos a mesma oportunidade de fazer algo como um intercâmbio.
Renata: Fazer intercâmbio é importante tanto pro crescimento pessoal quando para do amadurecimento do casal. É uma experiência muito interessante de se passar juntos, por indo pra um lugar tão longe e diferente, é bom saber que tu tem outra pessoa junto contigo.


Faça como Renata e Gabriel e viaje conosco para Irlanda!
contato@conexaoirlanda.com.br
@conexao_irlanda

0 comentários: