O sabor sombrio da Irlanda que vale a pena provar...

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Espalhados por todo o território irlandês, contendo um passado recheado de segredos sombrios, estão diversos castelos que dão um sabor dramático e curioso ao cenário. Já diria o escritor Frank O’connor: “Seria preciso mais de uma vida para descobrir a razão de existirem tantas ruínas na Irlanda, mas será uma viagem de descoberta divertida tentar, ao menos, raspar a superfície.
Castelo Trim no Condado de Meath: foi o maior e mais importante castelo da Irlanda durante muitos séculos. A sua guarnição de Anglo-normandos vigiava os “perigosos nativos” e tomava todas as precauções para que assegurar que o castelo era considerado pouco acolhedor. Visitantes não convidados eram recebidos com baldes de água a ferver, alcatrão, setas, pedras e outras armas primitivas de destruição massiva, atirados do cimo dos muros.
Castelo Dunluce no Condado de Antrim: moldada pelo mar, esta espectacular rocha escarpada foi coroada por um castelo no norte da famosa costa de Antrim. O Castelo Dunluce, originalmente ocupado pela familia MacQuillan e mais tarde pelos MacDonnells, foi cercado pelos britânicos no século XVI. Pensa-se que tenha servido de inspiração a CS Lewis para o seu famoso castelo Cair Paravel das “Crónicas de Narnia”.
Castelo Leap tem a reputação de ser o castelo mais assombrado da Irlanda. Guarda a passagem de Slieve Bloom para Munster desde o século XIV, e o seu fantasma particularmente mal cheiroso foi avistado pelo Poeta WB Yeats, durante a sua estada no castelo!
Castelo de Carrickfergus, Condado de Antrim. Iniciado em 1180 por John de Courcy, conquistador do Este do Ulster, e com guarnição militar até 1928, esta é uma característica marcante da paisagem. O Castelo Carrickfergus representa mais de 800 anos de poder militar. Cercado à vez por Escoceses, irlandeses, ingleses e franceses, o castelo presenciou acções militares até à Segunda Guerra Mundial.
O Castelo Birr foi a Sede dos O’Carrolls, que foram proscritos em 1620. Os jardins são uma verdadeira atracção com uma das maiores exibições de magnólias do país. Para além das flores, o gigantesco telescópio no castelo é a sua característica mais famosa. Construído em 1825, o telescópio foi o maior do mundo até 1917.
Castelo de Enniskillen, situado junto ao Rio Erne no Condado de Fermanagh, foi construído há quase 600 anos pela família gaélica Maguires. Guardando uma das poucas passagens de entrada no Ulster, foi estrategicamente importante através da história. No século XVII tornou-se um forte militar inglês e mais tarde serviu como parte de um quartel.

Uma Irlanda para se apaixonar.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A Irlanda é o tipo de país que encanta. E, por esse motivo, já virou cenário de muitos filmes. Como feriadão tá aí e eu sei que muita gente vai aproveitá-lo para colocar em dia sua lista de "Filmes Para Assistir", por que não aumentá-la um pouco mais? Apaixone-se:

Um deles é Once (no Brasil: Apenas Uma Vez). Foi gravado em 2006 e conta a história de um músico irlandês (Glen Hansard) que ganha a vida tocando violão nas ruas de Dublin. Por acaso, ele conhece uma florista tcheca (Markéta Irglová), que trabalha nas ruas da capital vendendo flores. Durante o filme, acontecem encontros e desencontros, além de passeios por belíssimas paisagens da Irlanda e canções românticas, cheias de melodia – tudo isso para nos fazer sair da realidade. 

"Once"


Outro filme que, se você não assistiu ainda, precisa ir pra sua listinha de "Filmes Para Assistir" urgentemente é, inspirado em uma das lendas mais românticas do mundo, Tristão e Isolda. Com uma belíssima trama, se passa na Idade Média, durante a luta pelo poder entre tribos da região do Reino Unido. A lenda foi adaptada para o filme e está entre as histórias mais emocionantes do cinema. 


Para aumentar um pouco mais, outras dicas: Ventos da Liberdade, Harry Potter e Enigma do Príncipe, Domingo Sangrento, O Lutador e Café da Manhã em Plutão.

Bom feriadão e não deixem de visitar o Grupo Casil Intercâmbios :)

Excentricamente...

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Ir para outro país, às vezes, pode nos deixar de cabelo em pé devido as diferenças e "esquisitices" alheias. Na Irlanda, por exemplo, não vai ter borrachinha que aguente segurar seus cabelos até você conseguir se acostumar. Isso porque lá você pode se surpreender BASTANTE...
Pra começar, o LEITE que é tomado enquanto come-se PIZZA. Amor ao líquido branco, costume ou simplesmente algo que pode ficar delicioso mas não estamos acostumados? Outra estranheza alimentícia está nas tão amadas batatas-fritas: por lá, eles a combinam com VINAGRE. Já pensou? Mas... E no café-da-manhã? O que será que os irlandeses comem? Existe o costume de comer um tipo de feijão que vem enlatado com molho de tomate e tem o gosto levemente adocicado. 
Mudando um pouco o foco das excentricidades, é importante falar sobre a educação exagerada das pessoas por lá. Se você receber um pedido de desculpas e não saber nem o porquê, apenas aceite e leve essa educação pra sua vida. Por outro lado, pela Irlanda não existe prioridade para velhinhos e grávidas. Todos pegam a mesma fila, sem diferença.
A curiosidade de agora até parece mentira e eu aposto que a maioria de vocês irá duvidar: na Irlanda, não existem cobras. Você pode andar por todos os lados e procurar em todos os cantos que não encontrará esse réptil por lá. Reza a lenda que Saint Patrick, padroeiro do país, expulsou todas as cobras da ilha e elas nunca mais voltaram.

Gostou e quer saber mais? Ahhhh! As diferenças e curiosidades são MUITAS! O que vale a pena é ir pra Irlanda e descobrir as outras sozinho, que tal? Mas, sempre lembrando que a cultura, seja ela de onde for, é uma enorme riqueza e não deve ser desrespeitada, apenas entendida.