"Uau! Vou morar aqui?"

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Com a expressão do título, essa foi a primeira impressão de Douglas Gomes ao chegar na Irlanda. Aos 25 anos, o intercambista saiu de Porto Alegre e foi procurar uma nova experiência no exterior. O principal motivo foi se tornar fluente no idioma inglês. "Um inglês fluente abre inumeras portas de emprego".
Douglas diz que seu único receio antes da viagem foi em relação à dinheiro, e de como se manter em Dublin. "Mas após 2/3 meses, incrivelmente as coisas se ajeitam. Ao passar do tempo a gente conhece outras pessoas e vai todo mundo se ajudando", conta ele sobre o auxílio que cada intercambista dá para os outros, nesse espírito de ajudar quem acabou de chegar e indicando vagas de emprego ou como se adaptar.
Sobre os preparativos da viagem, o intercambista destaca a importância da empresa: "A Conexao Irlanda sempre me ajudou com tudo!"
Douglas conta que teve dificuldade em se adaptar com a comida irlandesa, mas que aos poucos arranjou maneiras de ter uma alimentação similar a que tinha aqui no Brasil. Agora ele se sente em casa, mais que adaptado, e afirma que se apoiar nas novas amizades acaba ajudando nas saudades.

Perguntamos pra ele sobre a tal crise que ainda tem causado insegurança nos jovens interessados em realizar um intercâmbio, e principalmente seus pais. "A crise está em todo lugar. Tem país na Europa que o salário está pior do que aqui e está mais difícil de conseguir emprego (escuto isso de europeu mesmo). Sinceramente nao percebi nada de tão ruim aqui", e ainda acrescenta que quem procura trabalho, entregando currículos e fazendo bons contatos, consegue emprego. Determinação é tudo em um intercâmbio. O primeiro emprego de Douglas foi no Herald Newspaper, vendendo jornais nas esquinas. "O retorno não é muito bom mas por algum lugar tem que começar", conta ele, que hoje está trabalhando em sua área, com tecnologia e informática. Ele diz que deixou bem claro em seu currículo que não tinha um inglês fluente, e que era justamente isso o que ele estava buscando. Com essa atitude humilde e perseverante, Douglas obteve um retorno positivo.
Hoje ele diz que a evolução no seu inglês é notável, e que ele tem o cuidado de não conviver com muitos "brazucas", afim de forçar o uso do inglês. Essa é uma atitude importante de ser tomada, e serve como dica para quem pretende realizar um intercâmbio.
Quando perguntado sobre seu maior aprendizado, ele diz que tem sido a experiência de se virar sozinho. "Aqui não tem mamae pra fazer a comidinha quente quando tu chega da aula ou do trabalho nem ninguem pra lavar a roupa. Acho que isso é algo que vale muito".




Por fim, perguntamos qual seria sua dica para quem está prestes a tomar essa grande decisão que é fazer um intercâmbio. Ele diz que não tem muito o que dizer, mas dá conselhos simples e sinceros:
"Ta com duvida se quer viajar? Fecha o olho e vai! Separe o dimdim... e esteja disposto a largar tudo. Tranque faculdade (como eu), se demita e organize uma BAITA festa de despedida. Experiencia que não tem preço mesmo. Amigos que fazemos aqui... experiência de trabalho... estudo... passeios... não tem preço!"

Cultura irlandesa no sapateado

O grupo Riverdance nasceu em Dublin e está em atividade desde de 1995, apesar de ter sido elaborado para a apresentação em um intervalo de 7 minutos de um festival de 1994.
O sapateado irlandês do grupo é famoso em todo o mundo, e reconhecido pelo rápido movimento de pernas dos dançarinos e aparente imobilidade da cintura para cima, bem como a sensualidade nas danças e as alusões à cultura irlandesa.
Confira uma apresentação do grupo:



Atualmente o grupo está em turnê na Irlanda! Você que tá fazendo intercâmbio ou pretende fazer até setembro, você pode conferir esse espetáculo em território irlandês :D