"Vale a pena um tempo consigo mesmo"

sábado, 30 de abril de 2011

Patricia Soldatelli Valente, de 19 anos, é o perfeito perfil de uma intercâmbista: gosta de conhecer lugares e pessoas novas. "Não gosto muito de rotina, acho chato", conta a estudante de jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Motivada de sair de um estilo de vida e se testar, conhecer seus medos e se desafiar, Patrícia queria também aprender novos estilos de vida e culturas. Resumindo... qual a melhor decisão a se tomar para ter todos esses desafios e se aventurar no desconhecido?

Mesmo tendo conhecimento do que realmente se quer, sempre existe o receio de se o intercâmbio vai dar certo, se o destino é bom, se vale a pena investir nisso, se a empresa é confiável... Com Patrícia o receio veio após ter comprado o pacote com a Conexão Irlanda. "Na realidade, antes o receio era maior por parte dos meus pais do que da minha parte. Eu queria fazer um intercâmbio, não interessava para onde. Eu queria ir!".

Como estudante de jornalismo, perguntamos se ela acompanhou na mídia a crise irlandesa do ano passado, e se isso foi levado em conta na hora de optar pela Irlanda como destino de seu intercâmbio. A intercambista conta que ficou assustada com a repercussão negativa da crise nos estrangeiros no país, chegando a pensar em adiar a viagem ou trocar de destino."Consegui várias fontes e comecei a questionar, logo, a situação ficou esclarecida. Falei até com amigos que estavam em outros países da Europa para ter uma noção da crise dentro da Uniao Européia", conta ela.

Patrícia fez uma pesquisa em diversas agências de intercâmbio, e por fim acabou optando por fechar o pacote com a gente da Conexão Irlanda. "Acho que meus pais se sentiram mais seguros quando falaram com pessoas que já tinham passado e vivido o que eu estava prestes a viver". A futura jornalista conta que pra ela e pra família, a empresa foi um "porto seguro": "Tudo que eu precisava eu recorria ao pessoal, em especial ao Jackson, que foi quem fez tudo pra mim, ou melhor, quase tudo... só faltou me levar no aeroporto, risos", brinca ela.

Euforia. Essa é a palavra utilizada por Patrícia para descrever a primeira impressão ao chegar à Irlanda. Logo que chegou em Dublin ela queria sair, conhecer tudo de uma vez, passear, aproveitar, não ficar parada. A intercambista também conta que sentiu diferença no clima, e ficou encantada com a educação e a beleza dos irlandeses. "O pessoal se veste super bem, tanto homens, quanto mulheres. Eles tem estilo mesmo".

Querendo trabalhar como au pair, Patrícia nos conta que não teve grande dificuldade para achar emprego, e que em outras áreas também há bastante vagas para se trabalhar. "O que voce nao pode ficar esperando é que caia do céu. Tem que ir atrás!". Ela também conta que cada dia é uma nova lição, que você pode sempre mudar seus piores/melhores habitos e atitudes.

Para finalizar a matéria, perguntamos qual seria o conselho dela, Patrícia, para quem pretende realizar um intercâmbio. Seria um desperdício não colocar aqui suas próprias palavras:

"Quem pode e deseja fazer, deve fazer. Não deve ter medo de largar tudo e vim tentar uma experiência nova. Acho que vale a pena ficar um tempo consigo mesmo. Começar a se conhecer mais e mais. Ver que o mundo é muito maior, mais diferente e diversificado que o mundinho cercado que a gente vive. Existem muitas culturas, modos de agir, pensar, vestir, viver. E, quem sente vontade de conhecer isso tudo, deve guardar uma grana, colocar a mochila nas costas e ir, pra onde sentir que deve viajar."

De espírito renovado

Ao contrário do que muitos pensam, a Conexão Irlanda possui clientes do Brasil inteiro, e não somente de Porto Alegre e do estado gaúcho. Rafael Demenech é um desses clientes que nunca conheceu a sede da empresa e nunca teve contato pessoalmente com nossos agentes. Aos 25 anos, de Cascavel (Paraná), Rafael estava interessado em realizar intercâmbio e achou a Conexão Irlanda por pesquisas na web e em redes sociais. "Quando entrei no site da Conexão Irlanda (www.conexaoirlanda.com.br) gostei da apresentação e confiei na minha intuicao", conta ele.
Mesmo estando longe da agência, Rafael conta que o atendimento foi muito tranquilo e profissional, através de e-mails, Messenger e alguns poucos telefonemas. Quando perguntado sobre o que o incentivou a fechar contrato com a gente, diz: "O Jackson que me atendeu, uma pessoa profissionalmente preparada no que faz, me esclareceu todas as dúvidas, que não foram poucas, transmitiu uma grandiosa confiança, em poucos dias fechamos meu contrato e tudo já estava certo e sem volta". Além disso ele diz que leu depoimentos, o blog, alguns clientes que já estavam no país e realizou uma pesquisa da empresa no ministério do turismo, sendo isso o suficiente para decidir fazer intercâmbio com a Conexão Irlanda.
"Sede de cultura, conhecimento e novas experiências", explica ele sobre a real motivação para sair do país. Mas antes de embarcar nessa aventura, Rafael se organizou, anotando tudo o que precisaria: roupas, documentos, objetos pessoais, cartões e dinheiro. "A 5 dias da minha viagem já estava tudo pronto. Era só fazer as despedidas e embarcar para o desconhecido!"
Ao chegar numa Dublin nublada e fria, Rafael descobriu que seu inglês não era tão ruim quanto se pensava, pois conseguiu se virar no aeroporto, com taxi e com a chegada na hostfamily muito bem. "Tive uma grande sensacao de paz, era o que eu estava precisando".  No começo era tudo muito novo, muito diferente do habitual: o clima, igejas, castelos, parques e tudo que há mais de lindo que Dublin pode oferecer. O intercambista diz também que a cidade transmite uma grande sensação de segurança e pessoas muito educadas.
Rafael conta que a fase de adaptação é importante, pois é um processo de auto-conhecimento, que acaba ajudando muito na independência que é necessária para um intercâmbio. "Tudo era por minha conta [...], não tinha ninguem pra falar por mim ou então me ensinar como se faz".
O intercâmbio é, sem dúvidas, uma grande escola, onde seus ensinamentos são levados pra toda a vida. É difícil dizer qual é o maior aprendizado, mas Rafael se arrisca: "ME LIVRAR DOS MEUS CONDICIONAMENTOS, desapegar de coisas materiais, desapegar de coisas inúteis e futeis, liberar esse lixo que às vezes carregamos dentro de nós. A condição de felicidade só depende de nós, e não precisamos de muito para isso. Apenas viva e seja um bom sujeito, você só tende a atrair coisas boas para perto de você".




Venha você também fazer um intercâmbio com a @Conexao_Irlanda :D
Adicione o Jackson no MSN conexaoirlanda1@hotmail.com e converse com quem é totalmente preparado para tirar suas dúvidas!

Página no Facebook

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Curtam nossa página no Facebook clicando AQUI e ajudem na divulgação da Conexão Irlanda :D

Ossos do ofício

quinta-feira, 21 de abril de 2011


Durante o trabalho sempre surgem pérolas de clientes. Alguns insistem em perguntar se é realmente necessário passaporte para ir pra Europa e outros que acreditam que vão para o exterior e de primeira conseguirão um emprego como gerente de uma grande empresa.
Às vezes parece até brincadeira quando ligam da Irlanda reclamando que os professores só falam inglês e nada de português.

A verdade é que tá difícil pra todo mundo! Tá difícil pra mim, pra você, pra ex-BBB e pro Silvio Santos. A maioria quer sair do país e tentar a vida lá fora.
Confira abaixo o e-mail de uma mulher "empreendedora" e aparentemente tão humilde que beira à ingenuidade.


Atenção! Para preservar a identidade dessa pessoa, trocamos seu nome original por FULANA 

"BOM DIA!
MEU NOME É FULANA, TENHO 33 ANOS, ESTOU FAZENDO O SUPLETIVO DO ENSINO MÉDIO E TERMINO ESSE ANO.
CONHEÇO A IRLANDA ATRAVÉZ DA TV E DA INTERNET. NO FACEBOOK, TEM UM APLICATIVO QUE EU AMO: O CITY VILLE. É A IRLANDA EM FORMA DE DESENHO. ENTÃO FOI AFLORANDO MAIS EM MIM A VONTADE DE IR A IRLANDA.
MAS NÃO TENHO CONDIÇÕES FINANCEIRAS.
SERÁ QUE VOCÊ PODERIAM ME AJUDAR?
SERÁ QUE TEM JEITO DE EU CONSEGUIR UMA BOLSA DE ESTUDO E UM EMPREGO LÁ NA IRLANDA?
NOSSA! EU QUERO TANTO VENCER NA VIDA. AQUI NO BRASIL ESTÁ DIFÍCIL.
EU SOU UMA PESSOA QUE TEM SANGUE EMPREENDEDOR E ARTÍSTICO.
MUITO OBRIGADA.
FULANA."

O que respondemos pra uma pessoa dessa, que parece nem saber o básico de inglês? "Pode ir pra Irlanda que lá é igual a novela das 9 da Globo, onde todo mundo fala português no exterior."?

Gostaríamos muito ajudá-la, mas acreditamos que tu errou de endereço de e-mail... não temos o pacote "Um dia de princesa na Irlanda" com o patrocínio do Netinho de Paula :(

Grupo Casil Intercâmbios no Facebook

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Adicione a gente agora no Facebook clicando AQUI

clique na imagem para ampliar